Ação da Polícia Ambiental ocorreu após denúncia anônima; carabina modificada e equipamento foram apreendidos
A Polícia Militar Ambiental prendeu um homem nesta quarta-feira (10) em uma propriedade rural de Pereira Barreto/SP por posse ilegal de arma de fogo e uso de motosserra sem licença. A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima e resultou na apreensão de uma carabina modificada e de uma motosserra usada para corte de árvores frutíferas.
Durante o patrulhamento, os agentes ouviram o som de uma motosserra e seguiram até uma residência próxima, onde localizaram uma espingarda sobre a mesa da varanda. A arma foi identificada como uma carabina de pressão brocada para o calibre .22LR, com uma munição deflagrada no cano e outras três intactas. O morador afirmou que havia recebido o armamento de um amigo falecido, já com a modificação.
No quintal da propriedade, os policiais encontraram uma motosserra da marca Bruden, modelo BM-520-2018, sendo utilizada sem autorização legal para o corte de pés de abacate. A equipe lavrou um Auto de Infração Ambiental (AIA) com base no Artigo 55 da Resolução SIMA nº 05/21, aplicando penalidade de advertência e apreendendo o equipamento, que foi encaminhado à sede do pelotão ambiental.